sexta-feira, 21 de junho de 2013

Helena Chagas, demita-se!

Escrevi um texto há mais ou menos um mês no qual argumentava como a questão da Comunicação Social do governo federal estava muito aquém das necessidades. Mas fatos e argumentos até agora não vinham sendo suficientes. A população desconhece o sentido das políticas do governo federal: desde aquelas que  exigem uma visão de longo prazo até aquelas que beneficiam a população em demandas do presente.  Se isso ajuda a engrossar as manifestações (agora dominadas por uma perspectiva conservadora e anti-democrática)? Talvez. Os problemas (os verdadeiros e os falsos) do governo são hiper-dimensionados pela imprensa nacional. Se isso ajuda a aumentar a mobilização que nem preciso mais colocar parênteses para chamar de direita nas ruas? Talvez. Os erros concretos são criticados na internet. Se isso ajuda a um movimento que se inicia num grupo de esquerda a desencadear uma manifestação de massa que se tornaria conservadora a ponto de expulsar estes mesmos que a desencadearam? Talvez. 

De ponto a ponto, portanto, além de fatos e argumentos, cabe um pedido intransigente de demissão da ministra Helena Chagas. No texto, Rui Martins, além de pedir a saída da ministra, avalia os estragos que as manifestações descontroladas geraram na imagem que o Brasil projetou internacionalmente.

PS: A transmissão da Globo primou por exaltar a "festa linda" que tomou conta da Avenida Paulista. Apenas fez menções a pequenos atritos "isolados" entre grupos. Deixou de dizer que os manifestantes que levaram bandeiras de esquerda foram violentamente hostilizados por manifestantes que defendem um Brasil sem partidos (que Brasil seria este?). Entre os manifestantes que foram hostilizados na "linda festa" encontravam-se inclusive os representantes do Movimento Passe Livre, que desencadeou a coisa toda (e também tem sua dose de responsabilidade sobre as consequências que agora acompanhamos). Segue o texto.


Berna (Suiça) - A ministra da Comunicação Social,  Helena Chagas,  não previu, com sua incompetência, os riscos de financiar o monopólio da informação pela grande imprensa.

Ministra Helena Chagas, antes de tudo, quero lhe transmitir meus mais efusivos cumprimentos por sua inédita e vitoriosa campanha publicitária – nunca, digo bem, nunca, o Brasil mereceu tanto destaque na mídia internacional.

Durante dias, não só aqui na Europa, como em todos os países do mundo, o Brasil foi manchete. Bandeiras, verde e amarelo, fogos, manifestações de rua como num enorme carnaval, polícia brincando de pega-pega com jovens maratonianos, brindes ousados com coquetéis molotov, nenhuma pré-estréia da Copa do Mundo poderia ter sido melhor do que essa armada, na maior discrição, por seu Ministério.

Parabéns Helena Chagas ! Como alguém tão recatada, embora participe de todos os trens da alegria nunca se vê na imprensa e nem nas imagens dos seus amigos do Jornal Nacional, seu rosto de sorriso superior com óculos escuros, conseguiu tão grande façanha ?

Imagine Helena que, aqui na Europa, muitos jornais e canais de televisão compararam a explosão juvenil em São Paulo, no Rio e outras capitais, numa versão Iphone moderna, movimentada e nada fiel à Ópera dos 20 Vintens de Bertold Brecht, com o rebentar da primavera árabe na orla africana mediterrânea !

Acho que aí você exagerou, porque sua fiel amiga, a presidenta, que lhe reserva sempre um lugar nas comitivas, foi comparada com Ben Ali, Khadafi, Hosni Mubárak, como se os jovens no Brasil quisessem se descartar da ditadora Dilma Rousseff.

Provavelmente não foi culpa sua, acredito mesmo na sua inocência, mas seus amigos, aos quais você concede mais de 70% da verba de publicidade da União e, recentemente, uma isenção de pagamentos sociais, que lhes permite economizar quase um bilhão e meio de reais, ainda estão cagando de rir dessa troça passada na imprensa internacional.

Em apenas dois dias, a imagem do Brasil foi para o brejo e vale agora o que o Globo
, Folha, Estadão, Band tinham tentado impor há tantos anos sem conseguir, desde Lula até sua vitoriosa gestão na Comunicação Social do Governo. Com um pouco de chance é até capaz de ganhar um promoção ou de lhe oferecerem um caché especial numa conta secreta nas ilhas Caimãs.

Terminado o elogio, lhe peço, com o maior respeito, aquele gesto de honra digno dos grandes perdedores – demita-se.

Uma pessoa com o cargo de responsável pela Comunicação Social de um país tão grande e tão importante como é este novo Brasil não pode se permitir o luxo de errar. Uma pessoa capacitada para esse cargo tem de lançar bases sólidas de comunicação e tem de saber prever. Não foi seu caso – nem lançou bases sólidas e nem soube prever. Ou seja, além de ser a ministra menos visível é a mais incompetente e a mais medíocre.

Demita-se!

Não sou apenas eu, um simples e anônimo jornalista em fim de carreira, que lhe solicita encarecidamente esse ato de contrição, de reconhecimento por ter favorecido o inimigo no momento mais inoportuno possível. Numa rápida pesquisa pelo Google sobre a questão do favorecimento desproporcional e escandaloso da grande mídia brasileira constatei haver colegas mais credenciados e mais conhecidos que eu, assim como parlamentares do próprio PT insatisfeitos com sua gestão que premia os linchadores da nossa masoquista presidenta.

Não sei se chegou a imaginar, porém sua falta de previdência e competência pode ter provocado reações políticas irreversíveis. A reeleição de Dilma não está mais assegurada. Haddad, o prefeito de São Paulo, colocado por Lula para ser um futuro governador e presidente, e assegurar uma renovação, bobeou, pisou na bola e perdeu o difícil capital paulistano que lhe fora presenteado por Lula.

Acuada, vexada e mesmo desmoralizada pela imprensa internacional talvez nossa grande presidenta não lhe peça, por uma questão de cortesia. Mas eu e tantos outros que apoiarão este sincero pedido, nós lhe rogamos ministra Helena Chagas – demita-se !

5 comentários:

  1. Endosso embaixo. Parabens pelo belissimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Em uma escala regional, menor, a mesmíssima situação acontece em Brasília. Cansei de conversar com os responsáveis pela SEPI_DF e tentar entender por quais razões eles insistem em alocar grande parte das verbas publicitárias em veículos cuja eficiência, alcance e relevância são questionáveis e são absolutamente comprometidos com o que há de mais atrasado na sociedade. Talvez eu não queira enxergar.

    ResponderExcluir
  4. Ela é uma agente infiltrada no governo.

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito que ela faça qualquer coisa sem aval da Dilma. Infelizmente. O erro foi cometido pela Helena Chagas, mas o projeto foi elaborado pela Dilma. Ela quis sim parecer bonita para a direita.

    ResponderExcluir